quarta-feira, 1 de julho de 2015

5 insetos com verdadeiros superpoderes

Você sabia que existem insetos com verdadeiros superpoderes, capazes de surpreender até aqueles que morrem de medo desses animais? O pessoal do site ListVerse publicou um interessante artigo sobre esses invertebrados, e você pode conferir a nossa seleção na lista a seguir:

1 – Poder: resistência ao frio



Os mosquitos acima — da família Chironomidae — são conhecidos por serem extremamente resistentes ao frio. Esses insetos passam boa parte de suas vidas na forma de larvas, alimentando-se de micróbios e algas em ambientes com temperaturas que muitas vezes ficam abaixo de zero.

2 – Poder: resistência antirradiação



Sabia que existe uma espécie super-resistente à radiação? Pertencente à família Braconidae, a vespa parasitoide da imagem pode sobreviver a até 180 mil rads — doses de radiação absorvida —, enquanto que os humanos só conseguem aguentar até mil rads.

3 – Poder: comunicação em código



Você sabia que os vaga-lumes se comunicam através de sinais emitidos por suas “luzinhas”? Segundo o site ListVerse, embora os pesquisadores ainda não consigam decifrar o que o sinais significam — nem como é que esses insetos controlam a sua emissão —, sabe-se que eles são utilizados para a comunicação, especialmente durante o acasalamento.

4 – Poder: supervelocidade




Os gafanhotos-do-deserto, além de serem responsáveis por gigantescas perdas agrícolas em diversas partes do planeta, também são conhecidos como um dos insetos mais rápidos do mundo, chegando a se deslocar entre as plantações com velocidades de mais de 30 quilômetros por hora.

5 – Poder: supermobilidade



Quem diria que o louva-a-deus era capaz de girar a cabeça 360°? Apesar de não contar com um sistema ocular muito eficiente — seus olhos ficam posicionados a 180° um do outro, dificultando a visualização do ambiente —, seu pescoço-periscópio permite que esse inseto fique sempre alerta sobre possíveis presas e predadores que possam estar por perto.

Fonte da Imagem: ListVerse


Nenhum comentário:

Postar um comentário