segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Conheça os primeiros Robôs-Insetos do mundo




Desenvolvidos pela Festo, uma empresa alemã de tecnologia robótica, as BionicANTs, enxergam, movem-se e andam em grupos como formigas reais.

A Festo desenvolveu um sistema de “comportamento cooperativo” para as BionicANTs, e isso permite que elas se comuniquem umas com as outras, promovendo um trabalho em equipe.

As BionicANTs são programadas para imitar a inteligência de seus homólogos do mundo real, incluindo a sua capacidade de cooperar e realizar tarefas de alta complexidade, como mover objetos maiores que os próprios mini-robôs.

As BionicANTs estão equipadas com componentes a laser sinterizado, tecnologia piezo, sensores infravermelhos e câmeras 3D.

Um sensor de movimento óptico e câmera 3D dá as BionicANTs a capacidade de sentir e controlar seu ambiente.

As baterias LiPo duram cerca de 40 minutos com uma carga completa e as antenas robôs são usadas ​​como a central de recarga.

O enxame usa uma rede sem fio para se comunicar, efetivamente criando uma mini usina de produção.

Usando uma série de algoritmos complexos, a Festo é a pioneira na criação de nano robôs inteligentes que poderiam ajudar a pavimentar o caminho para as fábricas do futuro numa corrida desenfreada por uma força de trabalho totalmente autónoma.

Fonte: Enkinova

VEJA O VÍDEO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário